O grande Gatsby
Esta edição homenageia os 100 anos da publicação do romance, um clássico da literatura universal. O pedido da editora para o projeto gráfico foi criar um diferencial para o mercado, que já dispõe de várias versões do título.
O grande Gatsby trata de um amor impossível durante os loucos anos 1920, em uma Nova York imaginária, onde a sociedade se diverte freneticamente ao som de jazz, álcool e festas, acompanhando o desenvolvimento capitalista e as novidades do início do século XX. Este deslumbre não disfarça, porém, as contradições da sociedade e da condição humana. As ideias opostas de excitação/solidão e frenesi/mistério inspiraram o projeto gráfico.
A imagem abstrata da capa é inspirada na luz verde emitida por um farol que é, no romance, o símbolo da união inviável entre personagens Gatsby e Daisy. Seu design de contraste claro/escuro transita entre o festivo e o melancólico, e foi uma abordagem gráfica inesperada para este livro. O verde também é adotado na pintura lateral do livro que tem bordas arredondadas, o que confere um toque de leveza e despretenção. O desenho das páginas internas fica marcado por imagens de silhuetas que remontam aos personagens e aos ambientes festivos. Uma estampa com letras rotacionadas da geométrica tipografia Futura escrevem o nome do protagonista fazendo uma alusão sutil ao art déco sempre associado à obra e também é uma referência à ambiguidade do personagem.
José Olympio, 2025












































































































































































